Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

CORPO DOCENTE

Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2025, 16h21 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 15h07 | Acessos: 229

Ana Claudia Pedrosa de Oliveira – Coordenadora do PROFIAP/UFAM

 

Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), Ana Claudia Pedrosa de Oliveira é Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atual coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) na instituição.

Com uma trajetória acadêmica e profissional voltada para a gestão e políticas públicas, suas pesquisas abordam temas como Reforma do Estado, parcerias no setor público, planejamento governamental e políticas públicas, com. Sua atuação também inclui docência em disciplinas ligadas à administração financeira pública, políticas públicas e gestão pública.

Além de sua experiência na UFAM, possui passagens por instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), atuando no ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados à administração pública. Atualmente, coordena pesquisas sobre desafios da saúde pública na Amazônia, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas na região.

 

Jurandir Moura Dutra – Vice-Coordenador do PROFIAP/UFAM

 

 

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e graduado em Administração pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE). É professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atua na graduação e na pós-graduação, com experiência em ensino presencial e a distância.

Atualmente, é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFAM) e professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas (MPGAP/INPA). Também coordena o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental EaD, ofertado em 25 cidades-polo do Amazonas.

Possui ampla experiência em gestão pública e acadêmica, tendo atuado como Diretor Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, gestor da qualidade na Superintendência Municipal de Transportes Coletivos e Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da UFAM. Seus interesses de pesquisa incluem mobilidade urbana, qualidade do ar, planejamento ambiental e gestão organizacional.

 

Mauricio Brilhante Mendonça

 

 

O Professor Maurício Brilhante de Mendonça possui uma sólida formação acadêmica e uma carreira dedicada ao ensino e à pesquisa em Administração. É Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2013), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (2005), graduado em Administração pela mesma instituição (1999) e especialista em Varejo pela FGV (2001). Atualmente, é Professor Associado II na Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ao longo de sua trajetória, o Professor Maurício orientou diversos trabalhos de conclusão de curso, abordando temas como satisfação do cliente, liderança feminina no comércio varejista e gestão de serviços de saúde. Sua experiência e dedicação contribuem significativamente para a formação de profissionais qualificados e para o avanço do conhecimento na área de Administração.

Além de suas atividades acadêmicas, o Professor Maurício participou de eventos relevantes, como o Seminário sobre a Zona Franca de Manaus promovido pelo jornal Folha de São Paulo, onde dividiu a mesa com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e com o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito. Sua atuação abrange áreas como Administração Pública, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Gestão de Serviços e Estudos Organizacionais, com interesse especial em temas relacionados à Amazônia e ao contexto socioeconômico de Manaus.

 

Jonas Fernando Petry

 

 

 

Jonas Fernando Petry é graduado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) desde 2001. Ao longo de sua carreira, ele se especializou em várias áreas do conhecimento, com uma trajetória acadêmica sólida que inclui uma pós-graduação em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa (UNI Portugal) em 2003. Concluiu seu mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2005 e, mais recentemente, obteve seu doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016.

Em 2024, concluiu um estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), e atualmente é Professor Associado II na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde também coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais. Suas principais áreas de pesquisa incluem estudos organizacionais, estratégias empresariais e negócios internacionais, com foco no impacto dos ambientes institucionais em mercados emergentes.

Além de sua atuação acadêmica, Jonas tem uma vasta experiência no ensino superior, atuando desde 2008 na UFAM, onde leciona disciplinas de graduação e pós-graduação, como Estratégia Organizacional, Negócios Internacionais e Metodologia Científica. Ele também tem experiência em orientação de TCCs e projetos de consultoria, sempre buscando conectar teoria e prática, de modo que seus alunos possam aplicar os conceitos estudados no mercado de trabalho.

 

Daniel Reis Armond de Melo

 

 

 

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012) e mestre em Engenharia de Produção (2006), além de ser bacharel em Administração (2002) e em Direito (2022), todos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, ele é Professor Associado na UFAM, onde leciona disciplinas nos cursos de Mestrado Profissional em Administração Pública e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Armond de Melo também foi coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) entre 2018 e 2021 e atuou como Secretário Executivo na Secretaria de Administração e Gestão do Governo do Amazonas entre 2017 e 2019. Sua experiência profissional abrange consultoria empresarial, especialmente em Gerenciamento de Projetos, Gestão da Inovação e Processos Organizacionais. Além disso, ele é líder do Grupo de Pesquisas sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (GEPPETTO) da UFAM.

Em termos acadêmicos, Daniel Armond de Melo recebeu o Prêmio CAPES de Tese na área de Administração em 2013, com a dissertação "Relação universidade-empresa no Brasil: o papel da academia em redes de coinvenção". Ele também realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em Portugal, na área de Gestão da Inovação (2016-2017).

Sua pesquisa se concentra em temas como a relação universidade-empresa, transferência de tecnologia, inovação e propriedade intelectual, com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e na competitividade dos setores com base no uso estratégico de tecnologias. Ele também é membro ativo de diversas comissões e grupos de pesquisa, incluindo o NACIT da UFBA e o GPADES da UFF.

 

Redvânia Vieira Xavier

 

 

 

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com doutorado sanduíche na Universidade de Sevilha (Espanha). É Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Auditoria e Perícia pela Universidade Nilton Lins. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE), possui vasta experiência acadêmica e profissional na área de contabilidade, controladoria e auditoria.

Atualmente, é Professora Adjunta na UFAM, onde leciona disciplinas relacionadas à contabilidade socioambiental, controladoria e auditoria empresarial. Além de sua atuação docente, Redvânia é Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais da UFAM e Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Finanças, Sustentabilidade e Inovação (GPCFSI), vinculado ao CNPQ. Sua pesquisa está focada em áreas como sustentabilidade empresarial, controladoria, auditoria empresarial, tecnologias da informação e práticas ESG.

Com um histórico de atuação em projetos de pesquisa aplicada, como a análise da implementação das normas de transparência e governança em hospitais públicos e a avaliação da divulgação de riscos climáticos por empresas industriais, Redvânia tem se destacado pela contribuição ao desenvolvimento de práticas inovadoras e sustentáveis na área contábil.

 

Victor Godeiro de Medeiros Lima

 

 

 

 

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado concluído em 2022. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, possui formação complementar em áreas como transformação do serviço público, análise de dados e gestão pública, com especializações pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Atualmente, é Professor Adjunto nos Departamentos de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de atuar como docente permanente no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da UFAM. Sua pesquisa acadêmica abrange temas como o desempenho financeiro, a diversidade no Top Management Team (TMT) e suas relações com o desempenho organizacional, com foco em hospitais universitários e gestão pública. Além disso, ele investiga temas como corrupção, superfaturamento e indicadores educacionais, especialmente no contexto das obras públicas.

Victor também possui uma vasta experiência profissional no setor público, tendo ocupado cargos como Contador Geral do Município de Natal e Especialista em Fomento na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM). Ele lidera atualmente projetos de pesquisa, incluindo um estudo sobre as características demográficas dos gestores públicos e seu impacto no desempenho e planejamento das organizações e municípios brasileiros.

Fim do conteúdo da página